As Melhores Praias Fluviais para Descobrir em Portugal

Aproveite a nossa sugestão e parta à descoberta das melhores praias fluviais de Portugal, para mergulhar nos dias de maior calor.

De norte a sul visite algumas das mais belas praias fluviais e deixe-se surpreender pela beleza das paisagens naturais.

As sugestões apresentadas incluem pacotes de alojamento em unidades de turismo rural ou casas de férias e ainda dicas sobre como chegar, onde comer e o que visitar.

Se procura um destino para descansar nestas férias de Verão, aproveite as nossas sugestões e descubra as mais belas praias fluviais de Portugal.

Praia Fluvial de Loriga | Serra da Estrela

Loriga

A praia fluvial de Loriga, localizada em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, é a escolha perfeita para desfrutar de alguns dias de descanso na montanha mais alta de Portugal Continental. A paisagem envolvente e as águas cristalinas são alguns dos principais atrativos desta praia fluvial, que destaca ainda pela qualidade das águas atestada pelo galardão de ouro atribuído pela associação ambientalista Quercus.

Como Chegar: A partir de Seia siga para sudoeste em direção a São Romão pela estrada nacional 231 em direção a Loriga ao longo de 17 km. Em Loriga siga pela mesma estrada durante mais 1 km em direção a Alvoco da Serra.

Praia Fluvial da Fraga da Pegada | Trás os Montes

Azibo

A praia fluvial da Fraga da Pegada, localizada na área de Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, nas proximidades de Macedo de Cavaleiros, em Trás-os-Montes é outra das opções a considerar na região norte.

A praia possui bandeira azul e dispõe de campos de jogos, jardim infantil, bares, insufláveis, aluguer de gaivotas e veículos a pedal.

Para descobrir todos os encantos da região sugerimos que percorra os trilhos nos percursos sinalizados, passeie de bicicleta e descubra todos os encantos da Paisagem Protegida, incluída na Rede Natura 2000.

Como chegar: A partir de Macedo de Cavaleiros siga pela estrada N102 / A4 durante 11 quilómetros.

Praia Fluvial do Alqueirão | Serra do Gerês

Serra do Gerês

Gerês

A praia fluvial do Alqueirão, localizada em Vilar da Veiga, em Terras de Bouro, é a escolha perfeita para quem pretende passar o Verão na Serra do Gerês.

A praia possui excelentes acessibilidades e aluguer de caiaques, entre outros equipamentos, para se divertir, enquanto aprecia a paisagem envolvente.

Praia Fluvial da Congida

Fonte: Booking

A praia fluvial da Congida, localizada no concelho de Freixo Espada à Cinta, insere-se nas margens do rio Douro, em pleno Parque Natural do Douro Internacional.

A praia dispõe de áreas verdes, piscina flutuante, zona de merendas, espaços de lazer, um bar/café e parque de estacionamento.

Praia Fluvial do Rabaçal

Fonte: Câmara Municipal de Valpaços

A praia fluvial do Rabaçal, localizada na freguesia de Possacos, no concelho de Valpaços, dispõe de serviço de bar, parque de merendas, parque infantil, entre outras comodidades incluindo hotspot wi-fi. Este espaço dispõe ainda de vigilância com um posto de vigia de nadador salvador e acesso a pessoas com mobilidade reduzida.

Praia Fluvial Foz D’Égua | Serra do Açor

Booking

Foz D’Égua

A praia fluvial Foz D’Égua, localizada em plena serra do Açor, oferece todas as condições para passar bons momentos de lazer num enquadramento paisagístico único. É neste local que se encontram as ribeiras de Piódão e Chãs D’Égua, que correm em direcção ao rio Alvoco.

O açude existente contribuiu para o formação desta piscina natural de águas cristalinas. O cenário envolvente é encantador com casas, moinhos e pontes construídas em xisto. Note que os acessos pedonais são acidentados.

Praia Fluvial de Piódão

Praia Fluvial de Piódão (Fonte: Câmara Municipal de Arganil)

A praia fluvial de Piódão, localizada na aldeia histórica com o mesmo nome, no concelho de Arganil, é o refúgio perfeito para umas férias tranquilas na região do Centro.

A praia fluvial, galardoada com a Bandeira Azul, dispõe de vigilância com nadador salvador, bar / esplanada, parque de merendas, parque infantil, chuveiros, balneaários, e parque de estacionamento.

Praia Fluvial do Reconquinho

Praia Fluvial do Reconquinho (Fonte: Câmara Municipal de Penacova)

A praia fluvial de Reconquinho, localizada nas margens do rio Mondego, no concelho de Penacova, é um destino de eleição para umas férias na região Centro.

Ao nível das infraestruturas, destacam-se os apoios de praia, o café/restaurante, o parque de campismo, as áreas de lazer e o parque de estacionamento,

Praia Fluvial de Cardigos

Praia Fluvial de Cardigos (Fonte: Câmara Municipal de Mação)

A praia fluvial de Cardigos, localizada no concelho de Mação, é um dos melhores locais para se refrescar nos meses quentes de Verão na região de Santarém.

Ao nível das infraestruturas, a praia fluvial dispõe de parque de merendas, bar de apoio, área de campismo, espaços verdes, chuveiros, chapéus de sol, parque de estacionamento, entre outras comodidades.

Praia Fluvial da Amieira | Alentejo

Amieira

A praia fluvial da Amieira é uma excelente escolha para rumar até terras alentejanas. A praia, localizada na albufeira de Alqueva, no concelho de Portel é um dos grandes atrativos da região.

A praia possui cerca de 600 metros de areal (dos quais 150 são vigiados), zona relvada, vigilância e serviços de apoio, incluindo bar, restaurante, posto médico, balneários, instalações sanitárias, canoas e gaivotas.

Praia Fluvial de Monsaraz

A praia fluvial inserida no Centro Náutico de Monsaraz possui cerca de 130 metros de areal, zona relvada, vigilância e serviços de apoio, incluindo bar, restaurante, posto médico, balneários, instalações sanitárias, canoas e gaivotas.

Neste destino, aproveite para ir a banhos na praia fluvial, passear de gaivota ou de barco, descobrir a região do Alqueva, e saborear a típica gastronomia alentejana nos restaurantes locais. Para estadia, sugerimos diversos alojamentos turísticos na emblemática vila medieval de Monsaraz, com vistas impressionantes sobre a paisagem alentejana e a albufeira de Alqueva.

Praia Fluvial de Mourão

Praia Fluvial de Mourão (Fonte: Câmara Municipal de Mourão)

A praia fluvial de Mourão, em plena albufeira do Alqueva, é uma excelente opção para desfrutar de umas férias no Alentejo num cenário bucólico e relaxante e para ir a banhos nos dias mais quentes de Verão.

A praia com cerca de 320 metros de areal (entre os quais 100 metros são vigiados), foi galardoada com a bandeira azul.

Praia Fluvial da Tapada Grande

Praia Fluvial da Tapada Grande (Fonte: Câmara Municipal de Mértola)

A Praia da Albufeira da Tapada Grande, localizada na Mina de São Domingos, no concelho de Mértola, é um ótimo destino para desfrutar de umas férias tranquilas no interior do Alentejo.

A praia dispõe de bar, anfiteatro ao ar livre, o parque de merendas, parque infantil, percursos pedonais e espaços verdes com árvores.

Praia Fluvial do Pego Fundo

Praia Fluvial do Pego Fundo

A praia fluvial do Pego Fundo, em Alcoutim, é uma excelente opção para desfrutar de umas férias em família ou com amigos no nordeste do Algarve num cenário bucólico e relaxante.

A praia fluvial, com areia branca, possui um magnífico enquadramento paisagístico, estando implantada nas margens da ribeira de Cadavais, afluente do rio Guadiana.

Aproveite as nossas sugestões e descubra estas belas praias fluviais de Portugal em família ou com amigos.

Partilhar.