Visitar o Vale do Côa e o Parque Arqueológico | Onde Ficar, Gastronomia e Passeios

Visite o Vale do Côa e fique alojado numa casa típica rural, totalmente equipada, com piscina exterior.

Tenha um fim-de-semana diferente, que alia cultura e lazer, tradições e gastronomia numa das mais belas regiões de Portugal, declarada Património Mundial pela UNESCO.

Esta é uma excelente sugestão para descobrir as paisagens deslumbrantes do Vale do Douro e as aldeias do Vale do Côa.

A proposta de alojamento está disponível ao longo do ano. No entanto, são apenas três casas de campo, pelo que é aconselhável reservar com alguma antecedência. Se surgir um imprevisto, poderá cancelar a sua reserva gratuitamente até quatro dias antes da data de estadia.

Alojamento no Vale do Côa

As casas de campo do Bairro do Casal – Turismo d’Aldeia situam-se em Murça, uma aldeia numa bela encosta junto ao rio Douro, a cerca de 20 km de Vila Nova de Foz Côa, 30 km do parque arqueológico, e 180 km do Porto.

As casas de xisto preservam o traçado da região, estando totalmente equipadas com casa de banho, cozinha, aquecimento e ar condicionado. O acesso WiFi está disponível gratuitamente. O delicioso pequeno-almoço inclui doces caseiros, queijo de ovelha de Foz Côa e pão acabado de cozer.

A unidade dispõe ainda de piscina exterior e de um pátio privativo, que no Verão convida a churrascos e refeições no exterior.

Bairro do Casal – Turismo d’Aldeia

  • Ideal para: Escapadinha
  • Pontuação: 9,3 (Soberbo)
  • Morada: Rua do Casal – Murça do Douro, 5155-510 Vila Nova de Foz Côa, Portugal

O Que Fazer no Vale do Côa

Localizado no nordeste de Portugal, o Vale do Côa é uma região de olivais, amendoeiras e vinha, atravessada pelo rio Douro.

Também pode interessar: 10 destinos para visitar em Portugal

Visitas Arqueológicas

Na freguesia de Murça, tem disponível o Circuito Arqueológico de Freixo de Numão, que começa no Museu da Casa Grande, com ruínas arqueológicas, e termina na Colodreira / Escorna Bois, um sítio arqueológico romano.

A poucos quilómetros fica o Parque Arqueológico do Vale do Côa. Faça uma visita guiada em viaturas todo-o-terreno às gravuras rupestres. É necessária marcação prévia. Consulte a página da Fundação Côa Parque para mais detalhes.

Passeios

O alojamento dispõe de bicicletas de aluguer que oferecem a oportunidade de descobrir a região. Outra sugestão de passeio é fazer um cruzeiro pelo rio Douro. Estão disponíveis cruzeiros de um dia, meio dia, e de menor duração. O embarque faz-se na localidade de Pocinho.

Gastronomia

Na região do Vale do Côa, os enchidos, o arroz de lebre ou coelho, o cabrito e o borrego assados fazem parte da ementa. As trutas também são típicas. Destaque ainda para as amêndoas, as castanhas, os cogumelos (tortulhos e míscaros), o azeite, o mel e os vinhos. Na doçaria, não deixe de provar o pão-de-ló, as cavacas, o bolo folar, as farófias ou os coscoréis.

Junto ao Museu do Côa, o Restaurante Côa Museu serve refeições acompanhadas de vistas panorâmicas. O restaurante Dallas e A Marisqueira são duas referências em Vila Nova de Foz Côa, que concentra a maior oferta de restaurantes na região. A Taberna da Julinha, próximo de Pocinho, é outra das sugestões, um restaurante simples com uma boa confecção.

Partilhar.