Praia Fluvial das Fragas de São Simão | Um Refúgio Natural

A praia fluvial das Fragas de São Simão, localizada na ribeira de Alge, que nasce na Serra da Lousã, é um verdadeiro encanto natural e um magnífico refúgio nos dias mais quentes do Verão.

A praia fluvial, localizada nas proximidades da aldeia de Casal de São Simão, no concelho de Figueiró dos Vinhos, destaca-se pelo enquadramento paisagístico. As imponentes formações rochosas e a vegetação luxurirante, constituída por carvalhos, sobreiros e loureiros são alguns dos atrativos.

Para além de irem a banhos nas águas límpidas, os visitantes mais radicais podem também praticar slide, rappel e escalada.

Para descobrir este destino saiba como chegar, o que fazer, onde ficar, onde comer, entre outras informações úteis.

Como Chegar

Saída 10 da A1 – Pombal, na direção de Castelo Branco pelo IC8. Decorridos 37km, saía na indicação Fragas S. Simão. Seguir a sinalização para o Casal de São Simão/Fragas São Simão, a 2 km.

Coordenadas geográficas: 39.914464, -8.316571

O Que Fazer

O Passadiço das Fragas de São Simão com cerca de 2 km é um dos locais de visita obrigatória. Este passadiço liga a aldeia de xisto de Casal de São Simão ao Miradouro das Fragas de São Simão, passando pela praia fluvial.

Nos meses de Verão, desfrute do enquadramento paisagístico e natural, faça um piquenique e nos dias mais quentes dê um mergulho nas águas transparentes da da ribeira de Alge. Durante a época balnear a praia é vigiada, dispondo ainda de bar de apoio, parque de merendas com churrasqueiras e instalações sanitárias.

Nesta região aproveite ainda para visitar as aldeias de xisto, em especial do Candal, Talascal, Casal de São Simão, Aigra Velha e Cerdeira e as praias fluviais de Mosteiro e Senhora da Piedade.

Onde Ficar

Ao visitar esta praia fluvial, aproveite para descobrir a região. Para isso, sugerimos diversos alojamentos turísticos localizados no concelho de Figueiró dos Vinhos.

Alojamentos em Figueiró dos Vinhos

Praia Fluvial das Fragas de São Simão (Crédito: Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos)

  • Ideal para: Férias na natureza
  • Tipo de alojamentos: Hotéis | Turismo Rural | Alojamento Local
  • Plataforma de reserva: Booking

Onde Comer

Entre os pratos típicos de Figueiró dos Vinhos destacamos a sopa de peixe, o borrego, o cabrito assado, o rancho, e ainda os pratos de peixe como o achigã, boga, carpa e as trutas. Nos restaurantes Varanda do Casal, Tricana, Caçador e A Tendinha pode saborear alguns dos pratos tradicionais da região.

Partilhar.