Ilha da Culatra | Um Paraíso Autêntico

A ilha da Culatra faz parte do sistema de ilhas-barreira da Ria Formosa, em conjunto com Ancão, Deserta, Culatra, Armona, Tavira, Cabanas e Cacela.

Aqui vai encontrar praias paradisíacas com águas transparentes, onde reina a paz e a tranquilidade.

Trata-se de uma ilha com cerca de 7 km de comprimento e pouco mais de 1 km de largura, onde habita uma pequena comunidade piscatória.

Para visitar a ilha da Culatra, deixamos informações sobre com chegar, o que fazer onde ficar e onde comer.

Como Ir

O acesso à ilha da Armona faz-se por barco que parte do cais das Portas do Mar, em Faro. A viagem demora cerca de 50 minutos com preços de ida e volta de 7€ para adultos e 3,50€ para crianças.

No Verão, a carreira que sai de Faro, funciona entre 1 de junho e 31 de agosto com partidas às 0830 e 14h45. Os regressos realizam-se às 9h35 e 15h35.

Também é possível sair do cais de OLhão. A carreira Olhão – Ilha da Culatra/Farol tem uma regularidade de duas em duas horas durante o Verão, a viagem dura menos de 45 minutos.

Se não quiser estar dependente dos horários destas carreiras, sugerimos que opte pelos barcos-táxi em Olhão (mais caros) que fazem o transporte de passageiros e de mercadorias. É necessário marcação prévia.

O Que Fazer

Na Ilha da Culatra, vai encontrar um um areal a perder de vista, conmposto por três praias verdadeiramente encantadoras: a Ilha do Farol (ou Praia do Farol) a Praia dos Hangares e a Praia da Culatra.

Onde Ficar

Para visitar esta região do Algarve, sugerimos diversas unidades turísticas para pernoitar em Olhão e descobrir o melhor deste belo recanto do sotavento algarvio.

Alojamentos em Olhão

Crédito: João Domingos CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

  • Ideal para: Férias na natureza
  • Tipo de alojamentos: Hotéis | Turismo Rural | Alojamento Local
  • Plataforma de reserva: Booking

Onde Comer

Junto ao cais da Culatra e do Farol, existem alguns restaurantes (João Farol, Marretas. Atendendo à enorma procura nos meses de Verão é aconselhável reservar com antecedência.

Entre as iguarias a experimentar, salientamos, o arroz de lingueirão, as lulas com ferrado à algarvia, o arroz de polvo, as favas à algarvia (com chouriços), e a sopa de peixe.

Partilhar.