Para uma escapadinha de fim-de-semana única, sugerimos uma visita à ilha da Berlenga, um autêntico paraíso natural, em pleno Oceano Atlântico, que vale muito a pena conhecer.
No porto de Peniche existem várias empresas que disponibilizam um serviço de transporte de barco para a ilha. A viagem demora entre 40 e 60 minutos, dependendo do estado do mar. O bilhete de barco custa desde 15€.
Durante a permência na ilha aproveite para ir à praia, visitar o Forte de São João Baptista e o Farol, praticar mergulho, fazer um passeio de barco pelas grutas, fazer os trilhos de observação de aves, ou praticar canoagem.
Na ilha dispõe de três opções de alojamento: no Forte S. João Baptista, na Pensão Pavilhão Mar e Sol e no Parque de Campismo. Outra das opções a considerar é pernoitar em Peniche.
Alojamentos em Peniche

Crédito: Vitor Oliveira CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
- Ideal para: Escapadinha de Fim-de-Semana
- Tipo de alojamentos: Hotéis | Turismo Rural | Alojamento Local
- Plataforma de reserva: Booking
Para visitar a ilha tem ainda de efetuar o pagamento de uma taxa turística de 3€ (que só será cobrado pela metade aos visitantes entre 6 e 18 anos e maiores de 65 anos) e efetuar o pedido de visita através do site BerlengaPass.
Note que a ilha tem um limite diário de 550 visitantes em simultâneo.
O arquipélago das Berlengas, localizado a cerca de 10 quilómetros de Peniche, é constituído por três grupos de ilhéus – Estelas, Farilhões e a Berlenga.
Esta Reserva Natural possui vegetação rasteira que inclui espécies locais como a Armeria berlegensis e a Herniaria. As aves encontram aqui o refúgio ideal para nidificarem.
Para descobrir a ilha siga os trilhos pedestres e visite as grutas e a Fortaleza de São João Baptista. Aproveite ainda para apreciar a paisagem selvagem, os rochedos e o mar de perder de vista.