Visitar Porto Covo | Uma Aldeia Encantadora no Sudoeste Alentejano

A povoação de Porto Covo, localizada no município de Sines, em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, é um destino que surpreende pelas praias e paisagens naturais de enseadas e falésias.

Terra de pescadores, a pacata Porto Covo conserva as típicas casas de branco e azul. Ao largo, avista-se a abandonada ilha do Pessegueiro.

Além de refúgio de praia e tranquilidade, Porto Covo é também um excelente ponto de partida para descobrir a costa alentejana de São Torpes a Vila Nova de Mil Fontes.

Para preparar uma visita a Porto Covo, saiba como chegar, o que fazer, onde ficar e onde comer.

Como Ir

A partir de Sines, recomendamos seguir pela estrada junto à costa (M1109) e apreciar a belíssima paisagem que passa pelas praias de São Torpes, Morgavel, Samoqueira e termina na Praia Grande de Porto Covo.

O Que Fazer

Entre os locais a visitar, destacamos as praias, como não poderia deixar de ser. Para norte de Porto Covo, faça uma paragem nas praias da Foz, Samouqueira e do Serro da Águia. Para sul, conheça as praias dos Aivados e do Malhão. Aproveite ainda para fazer um passeio de barco até à ilha do Pessegueiro.

Em Porto Covo, explore a povoação a partir do Largo Marquês de Pombal, seguindo pela rua principal até ao mar. Desfrute de um passeio ao longo das falésias e termine nas arribas da Praia Grande, que integra a frente urbana de Porto Covo, e é uma das praias mais procuradas – destaca-se pelo extenso areal e por estar abrigada do vento.

Onde Ficar

Alojamentos em Porto Covo

Crédito: Vitor Oliveira, Torres Vedras, Portugal, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

  • Ideal para: Férias na natureza
  • Tipo de alojamentos: Hotéis | Turismo Rural | Alojamento Local
  • Plataforma de reserva: Booking

Onde Comer

Para além das belas praias e paisagens naturais, a gastronomia é outra das razões para visitar Porto Covo. Peixe e marisco frescos são reis.

Na rua principal, existem diversos restaurantes que servem especialidades como sapateira recheada, peixe grelhado, cataplana de peixe, chocos fritos e arroz de tamboril.

Partilhar.