Visitar a Praia Fluvial de Loriga no Parque Natural da Serra da Estrela

Neste Verão, visite o Parque Natural da Serra da Estrela e a praia fluvial de Loriga, uma das mais belas de Portugal.

A praia fluvial de Loriga, que foi uma das finalistas das “7 Maravilhas – Praias de Portugal” na categoria “Praias Fluviais”, destaca-se por estar localizada num vale de origem glaciar em pleno Parque Natural.

As águas são transparentes e cristalinas, tendo a sua qualidade sido atestada pela atribuição do galardão de ouro, por parte da associação ambientalista Quercus.

Para descobrir este destino saiba como chegar, o que fazer, onde ficar, onde comer, entre outras informações úteis.

Como Chegar

A partir de Seia, seguir para sudoeste, para São Romão (EN231), em direção a Loriga. Passados cerca de 17 km, já em Loriga, continuar, cerca de 1 km, pela EN231 em direção a Alvoco da Serra.

Coordenadas geográficas: Latitude 40° 19′ 38.11″ N (40.327253) | Longitude 7° 40′ 42.48″ W (-7.678467)

O Que Fazer

Situada a cerca de 800 metros de altitude, no curso da Ribeira de Loriga, a Praia Fluvial de Loriga destaca-se por ser a única praia portuguesa localizada num vale glaciário e pelas suas águas puras e transparentes.

Durante a permanência na praia fluvial, aproveite para admirar a paisagem envolvente e ir a banhos na água gelada se tiver coragem para isso.

A praia fluvial conta com um bar e um parque de merendas à sombra das árvores para desfrutar ao máximo o local

Ao visitar este local aproveite ainda para passear ao ar livre nos trilhos existentes no perímetro do parque natural da Serra da Estrela, visitar as aldeias históricas de Loriga, Linhares da Beira, Folgosinho, e Sabugueiro, e admirar os vales glaciares do Zêzere e Unhais da Serra.

Onde Ficar

Para estadia sugerimos a Casas da Nascente localizadas em pleno do Parque Natural da Serra da Estrela, nas proximidades da praia fluvial de Loriga e a menos de meia-hora das pistas de esqui. O pacote de alojamento de 3 dias e 2 noites está disponível desde 40€ por pessoa (80€ por estúdio).

Casa da Nascente

  • Ideal para:Férias na natureza
  • Comodidades: acomodações auto-suficientes
  • Pontuação: 8,5 (Fabuloso)
  • Morada: Sazes Velho, 6270-352 Loriga, Portugal
  • Plataforma de reserva: Booking

Onde Comer

Esta região também é conhecida pela excelente gastronomia. Nos restaurantes locais não deixe de saborear as iguarias da cozinha serrana com destaque para o arroz de carqueja, e carnes de caça, como o javali, sem esquecer o famoso queijo da serra.

Para saborear a gastronomia local sugerimos o restaurante O Vicente, cujas especialidades são o bacalhau com broa e o cabrito ao forno.

Partilhar.