A cascata Fecha de Barjas, também conhecida pela cascata do Tahiti, está localizada nas proximidades da aldeia de Ermida, no concelho de Terras de Bouro, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês.
A cascata, alimentada pelas águas do rio Arado, é considerada uma das mais belas quedas de água do Gerês, sendo muito procurada pelos turistas nos meses de Verão.
Para chegar a esta cascata terá de percorrer a pé a margem esquerda do rio Arado, junto à ponte sobre o rio, ao longo de um caminho de terra batida. O percurso implica ainda a transposição do rio Fafião para chegar à parte inferior da queda de água.
Durante o percurso deve ter atenção a alguns troços com piso escorregadio e irregular. É aconselhável levar calçado adequado e protetor solar nos meses de Verão.
Alojamentos em Terras de Bouro e Arredores

Cascata Fecha de Barjas (Fonte: Câmara Municipal de Terras de Bouro)
- Ideal para: Férias na natureza
- Tipo de alojamentos: Hotéis | Turismo Rural | Alojamento Local
- Plataforma de reserva: Booking
Para estadia nesta região sugerimos um pacote de alojamento no Hotel Lagoa Azul do Gerês com vistas deslumbrantes para a albufeira da Caniçada. A unidade turística está localizada em pleno Parque Nacional e dispõe de apartamentos com vistas, piscina exterior, e terraço para banhos de sol com espreguiçadeiras.
Hotel Lagoa Azul do Gerês
- Ideal para: Escapadinha
- Comodidades: Quartos com vistas panorâmicas | piscina exterior | estacionamento gratuito
- Pontuação: 8,5 (Ótimo)
- Plataforma de reserva: Booking
Como Chegar
Saindo das Caldas do Gerês, rume em direção a Vilar da Veiga pela estrada N308-1 até ao lugar de Pereiró. Depois, siga pela estrada municipal CM1276 em direção à aldeia de Ermida. Antes de chegar à Ermida, vai encontra um cruzamento, vire à direita em direção a Fafião e percorra cerca de 2 km. Ao chegar, estacione o automóvel e siga as indicações no local.
Coordenadas geográficas: 41.703790, -8.109580 | Ver Mapa/Percurso
Durante a permanência neste destino aproveite ainda para visitar os principais pontos turísticos do Parque Nacional da Peneda-Gerês, ir a banhos nas praias fluviais e saborear a gastronomia regional nos restaurantes locais.