As Melhores Praias Fluviais da Região Centro de Portugal

Descubra as mais belas praias fluviais da região Centro e desfrute de momentos de lazer e tranquilidade em locais de grande beleza natural.

A maioria das praias fluviais que apresentamos dispõe de infraestruturas de apoio, incluindo áreas de lazer, espaços verdes, bares, instalações sanitárias, entre outras comodidades.

Para desfrutar ao máximo das praias fluviais da região Centro, sugerimos vários pacotes que incluem alojamento em unidades turísticas selecionadas com pequeno-almoço incluído.

Na generalidade das praias fluviais, a época balnear decorre entre 15 de junho e 15 de setembro.

Praia Fluvial de Loriga

Loriga

A praia fluvial de Loriga, localizada em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, é provalvemente uma das mais belas de Portugal. Esta praia fluvial, com bandeira azul, destaca-se pelas águas transparentes e cristalinas. A qualidade da água foi aliás reconhecida com a atribuição do galardão de ouro pela associação ambientalista Quercus.

Durante a permanência nesta região, aproveite ainda para fazer caminhadas nos trilhos existentes no perímetro do Parque Natural da Serra da Estrela, visitar as aldeias históricas de Loriga, Linhares da Beira, Folgosinho, e Sabugueiro, e admirar os vales glaciares do Zêzere e de Unhais da Serra.

Para visitar este destino, sugerimos um pacote de alojamento na Casa da Fonte Sagrada, com a duração de 3 dias e 2 noites.

Praia Fluvial do Lago Azul

A praia fluvial do Lago Azul está está situada nas margens do rio Zêzere, na albufeira de Castelo de Bode, e é conhecida pelas águas transparentes e pela beleza do cenário envolvente.

Neste local vai encontrar duas piscinas flutuantes, uma dela para crianças, com uma zona segura para toda a família, com vigilância, posto de primeiros-socorros, bar e balneários.

Esta praia é também ideal para praticar windsurf, vela, jet ski, wakeboard ou canoagem, e para fazer passeios de gaivota e de caiaque.

Para visitar esta região, sugerimos um pacote de alojamento de três dias e duas noites com pequeno-almoço na Estalagem Lago Azul.

Praia Fluvial Foz D’Égua

Booking

Praia fluvial com as construções envolventes

A praia fluvial Foz D’Égua está localizada numa aldeia com o mesmo nome, em plena serra do Açor. Neste local dá-se o encontro das ribeiras de Piódão e Chãs D’Égua, que correm em direção ao rio Alvoco. O açude existente contribuiu para o formação desta piscina natural de águas cristalinas. O cenário envolvente é encantador com casas, moinhos e pontes construídas em xisto.

Para pernoitar nesta região, propomos um pacote de alojamento com pequeno-almoço incluído com estadia numa casa típica na aldeia do Piódão.

Praia Fluvial de Poço da Corga

Esta praia fluvial, localizada no leito da ribeira de Pera, no concelho de Castanheira de Pera, é um excelente destino para desfrutar de umas férias tranquilas na serra da Lousã.

Durante a época balnear, a praia dispõe de nadador salvador. Ao nível das instalações salientam-se as rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, as instalações sanitárias e o serviço de primeiros socorros.

Para estadia, sugerimos um pacote no Resort Natureza Villa Rio. Esta unidade turística dispõe de villas totalmente equipadas com vistas para esta praia fluvial.

Praia fluvial do Vale do Rossim

A praia fluvial do Vale do Rossim, situada nas Penhas Douradas, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, encontra-se a 1400 metros de altitude. Nesta praia, aproveite para desfrutar das magníficas paisagens montanhosas, andar de gaivota ou fazer passeios a pé. A praia dispõe de restaurante, bar de apoio e instalações sanitárias.

Para estadia, sugerimos o Vale do Rossim Eco Resort, uma unidade de turismo que permite estar em total contacto com a natureza. O eco resort está localizado em pleno Parque Natural e dispõe de cabanas circulares (yurts) / bungalows com todas as comodidades essenciais com preços diferenciados.

Praia Fluvial de Côja

Fonte: Câmara Municipal de Arganil

A praia fluvial de Côja está localizada no concelho de Arganail, na confluência da ribeira da Mata com o Rio Alva. Esta praia fluvial, com areal nas margens, é constituída por um açude com um “espelho de água”, criando condições para desfrutar ao máximo das águas transparentes e da paisagem natural envolvente. Nas margens, encontra ainda áreas arborizadas, onde predominam os choupos e amieiros.

Praia Fluvial da Peneda

Fonte: Aldeias do Xisto (https://aldeiasdoxisto.pt/poi/2501)

A Praia Fluvial da Peneda, localizada nas margens do Rio Ceira, no concelho de Góis, dispõe de uma área relvada e uma ilha de areia em pleno rio. O enquadramento paisagístico e o cenário verdejante envolvente são alguns dos atrativos deste destino. Nesta praia fluvial, vai encontrar diversas infraestruturas de apoio como parque de merendas, esplanada, instalações sanitárias, duche, bar, aluguer de canoas, entre outros serviços e comodidades.

Praia Fluvial do Vimieiro

Fonte: Booking

A praia fluvial do Vimieiro, localizada na margem direita do Rio Alva, no município de Penacova, destaca-se por oferecer águas cristalinas e uma envolvente verejante. A praia possui bandeira azul, dispondo ainda de bar/restaurante de apoio e um turismo rural.

Partilhar.