As Melhores Praias Fluviais do Alentejo

Aproveite as nossas sugestões e conheça algumas das melhores praias fluviais do Alentejo para ir a banhos nos dias mais quentes do Verão.

A maioria das praias fluviais que apresentamos dispõe de infraestruturas, incluindo áreas de lazer, piscinas flutuantes, instalações sanitárias, espaços verdes, bares, e vigilância balnear.

Para desfrutar ao máximo das praias fluviais alentejanas, sugerimos vários pacotes que incluem alojamento em unidades turísticas selecionadas com pequeno-almoço incluído.

Na generalidade das praias fluviais, a época balnear decorre entre 15 de junho e 15 de setembro.

Praia Fluvial da Amieira

Amieira

A praia fluvial da Amieira possui cerca de 600 metros de areal (dos quais 150 são vigiados), zona relvada, vigilância e serviços de apoio, incluindo bar, restaurante, posto médico, balneários, instalações sanitárias, canoas e gaivotas.

Para visitar esta região, sugerimos um pacote de estadia na unidade turística Aldeia do Lago, localizada a cerca de 100 metros da albufeira do Alqueva, o maior lago artificial da Europa, e a cerca de 3 quilómetros da marina de Amieira.

Praia Fluvial de Monsaraz

A praia fluvial inserida no Centro Náutico de Monsaraz possui cerca de 130 metros de areal, zona relvada, vigilância e serviços de apoio, incluindo bar, restaurante, posto médico, balneários, instalações sanitárias, canoas e gaivotas.

Neste destino, aproveite para ir a banhos na praia fluvial, passear de gaivota ou de barco, descobrir a região do Alqueva, e saborear a típica gastronomia alentejana nos restaurantes locais. Para estadia, sugerimos diversos alojamentos turísticos na emblemática vila medieval de Monsaraz, com vistas impressionantes sobre a paisagem alentejana e a albufeira de Alqueva.

Praia Fluvial de Mourão

A Praia Fluvial de Mourão está localizada junto à vila de Mourão, em plena barragem de Alqueva. A praia possui cerca de 320 metros de areal (dos quais 100 metros vigiados). A praia possui bandeira azul.

Neste espaço vai encontrar um relvado com chapéus de sol, piscina flutuante para crianças, uma plataforma flutuante com torre de saltos, escada para banhistas e ainda escorrega.

O alojamento em destaque nesta região é o Monte Falperras, uma casa de campo rodeada por olivais, com seis quartos duplos, confortáveis e luminosos, e piscina exterior.

Praia Fluvial do Alamal

Passadiço Alamal

A praia fluvial do Alamal, localizada no concelho do Gavião, oferece excelentes infraestruturas de apoio, uma área verde, onde é possível acampar, bar, parque de estacionamento e aluguer de gaivotas e canoas para desfrutar das belas paisagens do rio Tejo.

Durante a permanência neste destino, aproveite para percorrer o passadiço com cerca de 2 km, entre a praia do Alamal e a ponte de Belver. O passadiço, com uma extensão total de 15 km, está integrado no percurso pedestre “PR1 – Arribas do Tejo”.

Para descobrir esta região, sugerimos um pacote de estadia no alojamento turístico Alamal River Club, que dispõe de acomodações equipadas com todas as comodidades, incluindo ar condicionado, televisão e minibar.

Praia Fluvial da Barragem de Montargil

A albufeira Barragem de Montargil, localizada no concelho de Ponte de Sôr, dispõe de diversos locais que podem ser utilizados como praia fluvial. Um dos melhores locais para ir a banhos nesta albufeira é junto à aldeia de Carvalhoso (nas proximidades do cruzamento entre a N2 e a N243). É também o local ideal para os amantes dos desportos náuticos.

Para desfrutar de momentos de tranquilidade numa estadia na região, sugerimos um pacote no Chalet do Lago. Os bungalows dispõem de quarto, sala de estar, ar condicionado, televisão de ecrã plano, entre outras comodidades.

Praia Fluvial de Santa Clara

A praia fluvial está localizada nas proximidades de Santa Clara-a-Velha, no concelho de Odemira. Aqui, vai encontrar uma plataforma flutuante com piscina, área de lazer, instalações sanitárias e vigilância durante a época balnear.

Para desfrutar de momentos em família e, em contacto com a natureza, sugerimos duas unidades turísticas que oferecem todas as condições para umas férias únicas nesta região do país – o Santa Clara Country Hotel e o Paradise in Portugal.

Praia Fluvial da Tapada Grande

Fonte: Câmara Municipal de Mértola

A Praia da Albufeira da Tapada Grande, localizada na Mina de São Domingos, no concelho de Mértola, é um ótimo destino para desfrutar de umas férias tranquilas no interior do Alentejo.

A praia dispõe de bar, anfiteatro ao ar livre, o parque de merendas, parque infantil, percursos pedonais e espaços verdes com árvores.

A Quinta do Vau, com piscina exterior e vistas para o rio, é a proposta de alojamento para visitar esta região.

Partilhar.