Férias Baratas em Portugal | 10 Propostas Imperdíveis

Para umas férias baratas em Portugal, sugerimos dez destinos únicos de norte a sul do país para visitar em qualquer época do ano.

Da Serra do Gerês às praias da costa Oeste, ou da região do Douro à costa alentejana, descubra alguns dos mais belos destinos do nosso país sem gastar muito dinheiro.

Aproveite as nossas dicas sobre locais a visitar, gastronomia e restaurantes e as melhores sugestões de alojamento junto à praia e no campo, as quais incluem turismo rural, quintas históricas, hotéis em albufeiras, na praia e na montanha. Descubra Portugal na companhia de quem mais gosta.

Parque Nacional Peneda-Gerês

O Parque Nacional Peneda-Gerês, localizado no noroeste de Portugal, estende-se pelos distritos de Braga, Viana do Castelo e Vila Real, sendo o único parque nacional existente no país. A sua criação, que data no início dos anos 1970, teve como principal objetivo conservar a paisagem e os recursos naturais, e valorizar as atividades humanas.

Gerês
Vista panorâmica do Gerês

Este destino, que guarda mais de 600 espécies de flora e mais de 230 espécies de fauna, é o local ideal para desfrutar de umas miniférias relaxantes e em contato com a Natureza. Durante a permanência nesta região, aproveite para visitar as aldeias de Lindoso, Soajo, e Pitões das Júnias, as cascatas de Leonte, de Fecha de Barjas, do Arado e da Peneda, bem como saborear as especialidades gastronómicas locais, com especial destaque para o cozido à moda do Barroso, a vitela barrosã assada na brasa, e a truta recheada.

Serra da Estrela

Serra da Estrela

Visite o Parque Natural da Serra da Estrela e suba até à Torre, o ponto mais alto de Portugal Continental (1993 metros). Neste destino, aproveite ainda para passear ao ar livre nos trilhos existentes no perímetro do parque, visitar as aldeias históricas de Loriga, Linhares da Beira, Folgosinho, e Sabugueiro, admirar os vales glaciares do Zêzere e Unhais da Serra e provar as iguarias da cozinha serrana com destaque para o arroz de carqueja, e carnes de caça, como o javali, sem esquecer o famoso queijo da serra.

Região do Douro

Vale do Douro

A região do Douro é outro dos destinos que pode visitar em qualquer época do ano. Neste destino, Património Mundial da Humanidade pela Unesco, destacamos as visitas ao Pinhão, onde pode visualizar os 25 painéis de azulejos no edifício principal, que retratam a paisagem e os costumes do Alto Douro Vinhateiro, o Museu do Douro, localizado no Peso da Régua, que possui uma exposição permanente que divulga as tradições, a história e os costumes da população duriense. Não deixe ainda de visitar a Casa de Mateus, nas proximidades de Vila Real, o Miradouro de Casal de Loivos, e a aldeia de Favaios, conhecida pela famoso moscatel.

São Pedro do Sul – Férias no Campo

Booking
Quinta da Comenda

Para umas férias sossegadas no campo, sugerimos um pacote de estadia na Quinta da Comenda, em São Pedro do Sul, junto ao rio Troço. Esta unidade turística dispõe de piscina exterior e jardins paisagísticos.

Durante a sua estadia, aproveite para fazer caminhadas, passeios de bicicleta e saborear a gastronomia da região, com especial destaque para a vitela assada, o cabrito à Lafões (cabrito assado no forno de lenha) e o bacalhau com broa.

Esposende – Costa Oeste

Litoral de Esposende (fonte: booking.com)

A costa oeste de Portugal, entre Esposende e Viana do Castelo, é a nossa escolha para umas férias na praia sem ter de gastar muito dinheiro. Aproveite os dias para passear pela região e visitar a Praia de Belinho, a Praia de São Bartolomeu do Mar, a Praia de Marinhas e a Praia de Cepães. Na hora de comer, não deixe de saborear o peixe fresco e o marisco nos restaurantes locais como A Cabana e o Apuliense, ambos em Esposende.

Para estadia, sugerimos o Axis Ofir Beach Resort Hotel (4 estrelas) que oferece uma excelente relação preço / qualidade.

São Martinho do Porto

São Martinho do Porto

A baía de São Martinho do Porto, em Alcobaça, é um autêntico cartão-postal que vale a pena visitar. Para além das praias e das paisagens naturais, a gastronomia é outro dos atrativos com especial destaque para o peixe fresco e o marisco. A partir deste destino, aproveite ainda para visitar a Nazaré, a Foz do Arelho, Alcobaça e Peniche. Se ainda tiver tempo, passe em Alfeizerão e prove o famoso pão de ló.

Para estadia em São Martinho do Porto, recomendamos o Hotel Palace do Capitão (4 estrelas), localizado em frente à praia com vistas deslumbrantes para a baía.

Albufeira de Montargil

O Lago Montargil & Villas, localizado na barragem da albufeira de Montargil, é uma excelente escolha para fazer umas férias tranquilas no interior do Alentejo. Este hotel de 5 estrelas oferece quartos e suites com varanda privada e televisão de ecrã plano. Algumas acomodações dispõem ainda de vistas para os jardins paisagísticos, para a piscina exterior ou para o lago.

O centro de bem-estar com spa, a piscina interior com banheira de hidromassagem, a sauna, são outro dos destaques deste hotel.

Albufeira de Santa Clara – Alentejo

Albufeira de Santa Clara

A albufeira da barragem de Santa Clara, localizada no concelho de Odemira, é a escolha perfeita para umas férias tranquilas, longe dos grandes centros urbanos. Para uma estadia neste destino, sugerimos o Santa Clara Country Hotel (4 estrelas) com vistas para as serras e para as águas da albufeira.

A unidade turística dispõe de uma piscina exterior, para se refrescar do calor, restaurante, e quartos equipados com todas as comodidades e varanda. O hotel dispõe ainda de bicicletas gratuitas para percorrer os caminhos ao longo das margens da albufeira.

Costa Vicentina

Porto Covo
Porto Covo

Para umas férias na praia no sul do país, sugerimos a costa alentejana com paisagens quase intocadas pela intervenção humana e de grande beleza natural. Entre os locais a visitar, destacamos Porto Côvo, Vila Nova de Milfontes, a praia do Malhão, Almograve, Odeceixe, a praia Vale dos Homens, e a Arrifana.

Parque Natural do Vale do Guadiana

Pulo do Lobo
Pulo do Lobo

O interior do país, entre o Alentejo e o Algarve, é um território muitas vezes esquecido mas que guarda muitos segredos que vale a pena descobrir. O Parque Natural do Vale do Guadiana, o Pulo do Lobo, a vila de Mértola, as Minas de São Domingos e a vila raiana de Alcoutim são alguns dos locais a visitar.

Para estadia nesta região, sugerimos o Hotel D’Alcoutim que dispõe de piscina exterior, terraço para banhos de sol, bar, acesso wi-fi gratuito em toda a propriedade e estacionamento privado gratuito no local.

Durante a sua estadia aproveite, para fazer passeios de bicicleta, caminhadas ou saborear a gastronomia local com especial destaque para o ensopado de enguias, a sopa de cação ou as migas com entrecosto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

19 + four =