O Essencial da Gastronomia Marroquina

0

A gastronomia marroquina é rica em sabores, cores e odores, onde não faltam as especiarias, os legumes e os frutos secos.

Cuscuz

O cuscuz, pequenos grãos de sêmola de trigo, é a base de muitas refeições da cozinha marroquina. É como o arroz que serve de acompanhamento. Pode ser cozinhado ao vapor e servido com peixe, carne, ou simplesmente com legumes cozidos.

Tajines

Há tajines com variações para todos os gostos. É como o bacalhau. Existem mil e uma maneiras de o fazer.

As tajines são cozinhadas devagar em potes de barro, com a forma de um cone, em lume brando. As tajines de cordeiro com ameixas e amêndoas, a galinha com limões em vinagre e a de peixe são algumas das mais conhecidas.

Pastilla

A pastilla corresponde a uma espécie de massa folhada e pode ser servida como entrada ou prato principal. É normalmente recheada com ovo, frutos secos, carnes, cebola e especiarias.

Culinária marroquina

Briouettes

São pequenas triângulos de massa fina e folhada e que pode ter vários recheios desde espinafres, queijo feta, cordeiro, pinhões e frango com especiarias. Também existe uma versão doce que é recheada com mel e amêndoas.

Harira

Sopa tradicional marroquina que leva tomate, grão-de-bico, lentilhas, e especiarias. A harira é normalmente servida em ocasiões especiais.

Saladas Marroquinas

As saladas são servidas como acompanhamento e podem levar diversos ingredientes como beringela, tomate, coentros frescos, pimento, lentilhas, e água de flor de laranjeira.

Doçaria Marroquina

Os doces são comidos no final das refeições. As delicias marroquinas mais conhecidas são os chabakia (bolos de mel), as pastillas doces com amêndoas e creme, e os feqqas (biscoitos com amêndoas).

Chá de Menta

O chá de menta está sempre presente em qualquer lugar. Frio ou quente é servido com grandes quantidades de açúcar e em bules curvos e de bicos longos.

Partilhar.

Comentar